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A importancia do uso de suplemento na gestação e lactação

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Vários micronutrientes recebem maior atenção durante a gestação e são comumente oferecidos como suplementos incluindo:

  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina B12
  • Vitamina B6
  • Vitamina C
  • Ácido fólico
  • Ferro
  • Zinco
  • Cobre
  • Iodo
  • Selênio

Os ácidos graxos ( Omega 3) são compostos de gordura po-insaturada de cadeia longa, os principais representantes são o acido linolênico, ácido eicosapentaenóico ( EPA ) e o DHA ( acido docosaexaenóico).

As funções dos ômegas 3 são : prevenção de aterosclerose e alterações cardiovasculares, participar do desenvolvimento normal da placenta e crescimento fetal , desenvolvimento neural e imunidade ( menor incidência de afecções respiratórias ) , melhor acuidade visual do lactente , melhor desempenho de QI

As fontes de ácido linolênico são os óleos vegetais

As fontes de DHA e EPA são somente de origem animal como o salmão e o atum  sardinha  e bacalhau.

Neste caso existe contratempos na ingestão de DHA e EPA na alimentação ( segurança com relação ao peixe ingerido pois dependendo da sua procedência ele pode dar riscos de contaminação com metais pesados como o mercúrio ou a possibilidade de conter baixo nível de DHA por ser criado em cativeiro sendo alimentados por ração não fortificada

INDEPENDENTE DA  DIETA A GESTANTE TEM QUE SUPLEMENTAR O DHA COM 200 A 600 MG DIA

NA AMAMENTACAO A MAE DEVE CONTINUAR ESSA REPOSICAO POIS SEU LEITE MATERNO PODE NÃO CONTER A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA O LACTENTE)

CONCLUSAO: VEJA COM O SEU MÉDICO ( GINECOLOGISTA OU PEDIATRA DE SEU FILHO QUAL SUPLEMENTO ALIMENTAR VOCE PODE ESTAR FAZENDO USO PARA ENRIQUECER TANTO SUA GRAVIDEZ QUANTO A SUA AMAMENTACAO)

 

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